Quem trabalha com moda sabe: é preciso inovar sempre, a concorrência é grande e o número de atividades envolvidas é enorme. No entanto, provavelmente você que é empresário ou empresária tem vontade de crescer, não é mesmo? Porém, se organizar para ter diferenciais, manter a qualidade e ainda por cima ser veloz não é nada simples. Se fosse, todo mundo fazia. Nesses momentos, vem à mente a pergunta: como aprimorar a administração de confecção?

Você já ouviu aquela frase: “não adianta inventar a roda”? Pois bem: para o setor de vestuário podemos dizer a mesma coisa. Em outras palavras, o jeito é usar conceitos clássicos da administração geral e adaptar para o seu negócio. Contudo, sabemos que o empreendedor tem uma agenda corrida. Por esse motivo, trouxemos neste post algumas dicas para aprimorar a administração de confecção de um jeito mais fácil! Quer ver os detalhes? Então confira!

1. Faça um planejamento da gestão

Infelizmente, sabemos que o ramo de vestuário é bastante disputado. Nesse cenário, muitos desejam expandir sua atuação, mas poucos se estruturam para isso. Afinal, com a agendas atribuladas, fica complicado pensar no crescimento de uma forma mais concreta.

No entanto, para alcançar qualquer objetivo, você precisa estabelecer quais serão esses propósitos e que medidas serão tomadas para chegar lá. Uma dica para aprimorar a administração de confecção é dividir o planejamento em três diferentes tipos. Acompanhe!

1.1 Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é mais geral e de longo prazo. Nesse caso, é mais ou menos como imaginar o futuro da confecção nos próximos 5 ou 10 anos. Pode ser, por exemplo, entrar para o segmento de roupas infantis em uma década e ampliar a participação na moda praia.

1.2 Planejamento Tático

O planejamento tático executa o planejamento estratégico. Desse modo, tome como exemplo a meta de entrar para o nicho de roupas de crianças. Nessa situação, o planejamento tático definirá o que cada departamento terá que fazer para que a empresa cumpra essa meta. Desse modo, são definidas ações para serem realizadas no setor de costura, de vendas, de reposição de insumos etc. Assim, a administração de confecção se torna mais alinhada.

1.3 Planejamento Operacional

Você sabe: muitas vezes nesse setor é preciso assobiar e chupar a cana ao mesmo tempo: você planeja crescer, mas é preciso tocar as tarefas atuais adiante.

Isso significa manter a qualidade para reter os clientes já fidelizados. Para garantir que os trabalhos não sejam prejudicados pelo projeto de expansão, é necessário o planejamento operacional. Desse modo, ele serve para colocar o dia a dia da administração de confecção em ordem.

2. Invista em capacitação e treinamentos

Tanto na costura, como na parte de vendas e demais áreas, a preparação dos colaboradores é fundamental para se destacar. Afinal de contas, os recursos humanos são um dos maiores tesouros de qualquer negócio.

Por essa razão, promova cursos diferentes para a equipe de costura criar com mais técnica. Além disso, reforce o preparo do time de vendas para oferecer um atendimento mais cuidadoso. Você também pode recompensar os trabalhadores que fizerem cursos extras por conta própria. Assim, uma ideia é conceder prêmios em dinheiro, mas também pode ser em folgas ou até em peças da própria loja.

3. Controle o estoque com disciplina na administração de confecção

O controle de estoque é decisivo para o sucesso da administração de confecção. Por isso, você precisa monitorar como tudo que acontece nos depósitos de roupas e de insumos.

Assim, é possível comprar matéria-prima mais barata em determinadas épocas. Por exemplo: talvez o metro do veludo esteja com preços muito vantajosos agora no verão. Quando você controla o estoque, é fácil descobrir o quanto de veludo foi usado no ano anterior: basta olhar nos arquivos! Desse modo, você faz aquisições de um modo mais eficiente e econômico.

Nesse contexto, uma boa alternativa são os softwares especializados em armazenamento. Além do controle, esses programas produzem relatórios com informações inteligentes.

4. Espere o instante certo para fazer ofertas

Ao invés de colocar suas peças em promoção a esmo, tente aproveitar situações que já são propícias naturalmente. Por exemplo: agora, com o final do ano, tente oferecer uma linha de vestidos de formatura com preços mais acessíveis.

Desse modo, você aguarda o momento certo. Afinal, as clientes já terão a necessidade. Nesse caso, é só criar uma sensação de urgência com uma promoção do tipo: compre somente nesta semana com 20% de desconto!

No entanto, se os vestidos de formatura forem o carro-chefe da sua marca, é melhor usufruir a demanda e manter os preços ou até aumentá-los. Esse mesmo raciocínio deve ser usado em outras datas e circunstâncias.

5. Personalize seu atendimento e melhore a administração de confecção

Um ponto importante para aprimorar a administração de confecção é ter condições de competitividade. Para isso, o atendimento mais individualizado é fundamental. Hoje em dia, atender sorrindo já não é suficiente. Afinal, as pessoas correm cada vez mais, e o tempo delas é raro. Por isso, o vendedor que consegue oferecer produtos com mais estratégia sai na frente.

Desse modo, seja para o atacado, seja para o varejo, as abordagens na internet devem ser estratégicas e baseadas em dados de arquivos. Com isso, os profissionais de vendas se tornam verdadeiros especialistas e consultores do consumidor. Já na loja física, é preciso rapidez, saber escutar o cliente e ter sensibilidade para encontrar a peça que mais valorize e agrade a cada pessoa.

Portanto, como você já deve ter notado, aprimorar a administração de confecção exige conceitos básicos administrativos. No entanto, com um pouquinho de paciência e disciplina, você vai atingir suas metas.

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